segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Noémia

                                                 




             NOÉMIA

                 Por força da ordem alfabética, a Noémia teve que se sentar a meu lado na sala de aula. Era o início do ano lectivo de 1958 do 6º ano (actual 10º). No nosso percurso escolar ( e de todos os alunos), a moral salazarista impunha que não houvesse turmas mistas. Era a 1º vez que tinha uma colega sentada junto de mim, partilhando a mesma carteira. Eu já a conhecia de longe. Estudávamos no mesmo liceu, ela no 1º andar reservado às meninas, que isto de misturas de sexos pode significar juntar a fome com a vontade de comer. Ou chegar o fogo à palha. Como quiserem.
            A Noémia exibia uma pele branca, imaculada, uns olhos verdes luminosos, um cabelo loiro que caía sobre os ombros e um sorriso capaz de amansar o Adamastor. De mais nada me lembro daquela primeira aula nem das outras que se seguiram. Só sei que em dada altura, ela sussurrou-me ao ouvido:
         - Não tens um lápis a mais? Partiu-se-me o bico.
          Sem hesitar, cedi-lhe o meu.
          Ainda hoje gosto que as mulheres me sussurrem ao ouvido. 

3 comentários:

  1. Barros:
    A Noémia é médica, mora em Coimbra e tem vindo aos encontros dos antigos alunos do teu ano do Liceu. Segundo me informou um antigo colega do teu ano (Moisés de Jesus) é viúva do também teu colega Rolo. Aparece, meu grande sacana. Senão vamos aí e tu ofereces o almoço e tudo mais.

    ResponderEliminar
  2. Barros:
    A Noémia é médica, mora em Coimbra e tem vindo aos encontros dos antigos alunos do teu ano do Liceu. Segundo me informou um antigo colega do teu ano (Moisés de Jesus) é viúva do também teu colega Rolo. Aparece, meu grande sacana. Senão vamos aí e tu ofereces o almoço e tudo mais.

    ResponderEliminar
  3. Grato, Portugal pela tua informação. Mas prefiro manter aimagem que tenho dela. Para idoso -daqueles que circulam em contramão da autoestada- basto eu.Ela não tem face?Então o Rolo foi-se. Oh porra! Um abraço, rapaz

    ResponderEliminar